quarta-feira, 15 de julho de 2009

Análises de cerâmicas

É certo que por questões metodológicas, a análise visual ou com o auxílo de uma lupa é certamente o método mais vulgar em estudos de cerâmica arqueológica.

Contudo, existem já análises avanaçadas e especializadas aplicadas a cerâmicas arqueológicas:

Métodos de Datação
Termoluminescência

Permite determinar o período de tempo que passou entre o momento em que um recpiente foi cozido (ponto zero) e o momento presente. A datação por termoluminiscência tem como base a medição da quantidade emitida quando um objecto cerâmico é aquecido, dado que esta quantidade de luz é proporcional à idade do objecto. Quando o objecto cerâmico é cozido pela priemira vez (pouseja, quando é fabricado) a aradiação acumulada durante a vida geológica das argilas é eliminada, referindo-se este momento como ponto zero. A datação por termoluminiscência mede a radiação acumulada pelo objecto desde o fabrico, permitindo esta mediação calcular a idade absoluta do objecto e, por associação, do contexto. É um método directo, contudo, dispendioso com uma margem de erro que pode variar entre os 5% e os 10% da idade calculada.

Análises de Proveniência
Análise por activação com neutrões

É um método científico que permite identificar a composição química de cerâmicas. É muito útil porque através desta análise se podem obter resultados qualitativos e quantitativos, permitindo a identificação de um número elevado de eleemntos químicos. O método de análise consiste em pulverizar uma pequena amostra de cerâmica (20 a 100 mg) e submetê-la a radiação. Os núcleos dos átomos são excitados através do bombardeamento de neutrões, transformando-os em isótoposradioactivos instáveis, que seguidamente se decompõem emitindo ao mesmo tempo vários tipos de radiação. A radiação gama
é a mais útil para a análise e permite a identificação dos elementos que compõem a amostra cerâmica e a sua concentração. Para que os resultados sejam significativos, e possam ser analisados estatisticamente, temde se proceder à análise de um número considerável de amostras de recipientesou fragemetos, o que aliado ao elevado custo do método tronadifícil a sua generalização em investigação arqueológica. Trata-se de um dos métodos preferidos para a análise de materiais arqueológicos, dado ser minimamente destrutivo e permitir a identificação de centros de origem das cerâmicas.

Sem comentários:

Enviar um comentário